Operações aéreas embarcadas noturnas e descarte de documentos históricos



...o Grupo Tarefa (GT) americano, liderado pelo porta-aviões USS Randolph CVS-15, ultrapassa o GT brasileiro, em saudação, durante a operação UNITAS IX, em 1968 (os exercícios ocorreram entre JUL e SET68). Reparem que as unidades de helicópteros sobrevoam o desfile naval, e mais ao centro da foto, e acima dos helicópteros, seguem as unidades ASW (anti-submarine warfare) de asas fixas, com seus S-2 (Iguais aos nossos, embora aqui fossem chamados de P-16). Como o Minas Gerais, o Randolph era um navio construído durante a Segunda Guerra Mundial, que foi grandemente modificado e modernizado na década de 1950, recebendo o convés em ângulo, catapultas a vapor e espelho de pouso.





Naquela UNITAS ("iunitós", como pronunciam os americanos) o nosso Primeiro Grupo de Aviação Embarcada fez as primeiras experiências de operações noturnas a bordo, e o comandante, o então Ten. Cel. Cruz, voou pelo menos uma missão ASW noturna, junto à VS-24, uma das duas unidades anti-submarino a bordo do Randolph. Lembra o Brigadeiro Assis, então Capitão, no grupo de veteranos do GAE no FB: "Está foi minha última missão no GAE. Aposentei-me como OSP (Oficial Sinalizador de Pouso) e segui em frente. Quem sinalizou para o pouso noturno foi o Pedrosa". Na foto acima, é o Ten. Cel Cruz, à DIR, recebendo alguns mimos do comandante da unidade americana. O então Sargento Orlando registrou no mesmo grupo dos veteranos da Embarcada: "Me lembro que o Cel. Cruz fez missão noturna com os americanos, e ao regressar ao NAel contou as novidades!".


Eu acreditava que, pelo fato da placa não trazer qualquer tipo de inscrição alusiva à visita do Ten. Cel. Cruz à VS-24, coisa corriqueira neste tipo de homenagem aqui no Brasil, sua ausência pudesse indicar algum improviso, que a visita pudesse não ter sido planejada com antecedência. Contudo, este pode não ser o caso! Parece mesmo que pode ter sido uma manifestação comum para a USN, conforme lembrou o Coronel Walkir, também, no grupo dos veteranos, neste dia 28DEZ19: "[durante a realização do curso de Oficial Sinalizador de Pouso, nos EEUU] recebi placa do VRC-30, com tempo suficiente pra gravar uma plaqueta, sem eu ser mencionado. O mesmo vale pro Aquino e pro Barreto... e éramos chamados de 'Boys From Brazil - BFB'[...]” Seja como for, hoje, esta linda lembrança orna a minha sala, depois de eu tê-la tirado, junto com outras, de uma pilha de "rejeitos", durante os negros períodos de "superação do ranço" da Embarcada, que se seguiram à extinção da unidade.

A primeira foto veio de fonte desconhecida da Internet. As duas restantes, vieram do grande álbum intitulado "Histórico Fotográfico" do 1º GpAvEmb, conforme digitalizadas pelos fotógrafos do 4º/7º GAv, Ten. Monteiro, Sargentos Atayde e Fonseca, grande turma, com quem tive o privilégio de conviver na Seção de Inteligência.




Comentários

Postagens mais visitadas