Requiem para o primeiro OSP da Embarcada

O Capitão Accioly (à DIR), como OSP, de olhos postos no avião que se aproxima, mantém com o piloto contato constante, via fonia, orientando-o na realização da aproximação. As orientações do OSP são mandatórias, se ele julgar que a aproximação se faz de maneira defeituosa, ele comandará uma arremetida, e o piloto abandonará a aproximação, iniciará todo o processo de aproximação (Tráfego "Charlie") de novo. Por sua vez, o Tenente Assis, à ESQ, levanta o polegar, possivelmente para o marujo que ficava informando as condições de caturro (o movimento do navio ao longo do seu eixo transversal) e balanço (considera-se o eixo longitudinal) do navio. Reparem no primitivo emblema da Embarcada, nos bolsos direitos dos macacões de voo.


No contexto do meu objetivo primordial, que é divulgar e cultivar as coisa do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, esperando guardá-los para a posteridade, cabe fazer referência ao desaparecimento, ocorrido há um ano, de um personagem importante da história da unidade, conforme lembrado pelo Brigadeiro Assis, no grupo dos veteranos do 1ºGpAvEmb no FB:


"...O Brig [sic] Accioly foi o 1º OSP (Oficial Sinalisador de Pouso) do GAE, que com inteligência e profissionalismo, montou o treinamento simulado em terra do Grupo - Catrapo - para o início das operações no Minas Gerais, um navio menor que o USS Antietam, onde todos haviam se qualificado (durante o treinamento nos EEUU). Os resultados apareceram durante a operação, em 1965, quando não houve nenhum acidente. A ele os agradecimentos dos Cardeais, inclusive os OSP seguintes, que sempre seguiram seus fundamentos da operação de recolhimento de aeronaves..."


O Capitão Accioly, auxiliado pelo Tenente Assis, aparecem lá na borda de bombordo do convés de voo (convoo), enquanto finalizam o recolhimento de um P-16, em 22JUN65, o primeiro embarque do GAE no Minas Gerais. Reparem que, pelas poucas marcas de pneus no convoo, e o interesse do fotógrafo, esta pode ser a foto do primeiro pouso unidade, a bordo do nosso querido navio.


As fotos são do grande álbum "Histórico Fotográfico do GAE", dizitalizadas pelos fotógrafos do 4º/7º GAv, Ten. Monteiro e Sgts. Atayde e Fonseca.




Requiescat in pace...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas