Requiescat in Pace

...no dia dedicado aos finados, lembramos dos integrantes do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, que perderam suas vidas enquanto levavam a peito as rotinas e missões confiadas à unidade. Estas fotos foram copiadas dos álbuns remanescentes do 1º GAE, pelos fotógrafos do 4º/7º GAv, Tenente Monteiro e Sargentos Atayde e Fonseca (não lembro se o Mendes já estava a bordo). Não conheço os critérios que levaram à seleção destes nomes, quando se compôs o memorial dedicado a eles, na Sala Histórica do 1º GAE, nas antigas instalações da unidade, no hangar do Zeppelin, lá em Santa Cruz. Há alguns homenageados, dos quais desconheço a história, e eles aparecem assim assinalados. Me vali, além de algumas memórias pessoais, do livro "Os Cardeais" dos irmãos Lins de Barros, e do "Grumman S-2 no Brasil/In Brazil" dos Rudinei & Casella.

Nossos primeiros mártires foram os 1º Sargento Jorge da Silva Paula e 3º Sargento Ênio Lopes Colvello, desaparecidos no acidente do B-25J 5131, que voltava de Salvador, BA, para Santa Cruz, em 14NOV59; antes mesmo do recebimento dos P-16 e H-34.





Não tenho informações sobre o que, ou as circunstâncias, que vitimaram o Aviador Antônio Augusto Rocha.


No retorno de um voo de boa-vontade a Montevidéu, em 23JUN64, perdeu-se o P-16A 7019, sobre o Rio Grande do Sul. Pereceram o Capitão João Pessoa Ramos, o Tenente Marcos Pereira Lima, os Terceiros Sargentos Arlindo Silva e Wilson Jesus dos Santos.




Em 28JAN69, enquanto um destacamento do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada operava pelas costas de Portugal e Espanha, com o Minas Gerais, em Santa Cruz, a unidade perdeu o P-16A 7022, que desapareceu no mar com a sua tripulação, os Tenentes Luiz Gonzaga Villas Boas e José Roberto Mendes Pereira da Ponte.


Eu não tenho informações sobre o falecimento do Sargento Natanael Honorato Gomes, dos Aviadores Sebastião José Nepomuceno Cunha, e Oswaldo Soares Filho



O Tenente Zandonadi, pelo que me lembro das conversas com os mais antigos, no hangar e na Sala de Estar, desapareceu num voo de translado de um U-42, entre o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, MG, e a Base Aérea de Santa Cruz.


A última foto é do 3º Sargento Renato Souza Dutra, desaparecido durante operações aéreas embarcadas, em 13NOV95, a bordo do P-16E 7030. Ele tornou-se a única fatalidade experimentada pelo Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, durante as operações do Grupo a bordo do Minas Gerais. Bravo Zulu...


...Requiescat in Pace...

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas