Deslocamentos
..."deslocamento" significava missões operacionais nas quais operaríamos sem embarcar no porta-aviões Minas Gerais. Para isso o Primeiro Grupo de Aviação Embarcada dependia da carona dos cargueiros da Força Aérea, e a aborrecida e dura faina de carregar e descarregar os aviões de transporte com todo o tipo de tralhas que permitem que uma unidade aérea de combate se desloque pelo território brasileiro, para cumprir suas eventuais missões.
Para o 1º GpAvEmb, principalmente para os Cabos e Soldados - o que não excluía os sargentos, em caso de necessidade - significava 'paletear' (aguentar a carga na paleta, nada a ver com 'pallets') uma quantidade sempre irritante de sono-boias, guardadas em seus invólucros cinzentos poligonais.
Os invólucros são aqueles objetos compridos que aparecem empilhados sobre as carretas -logo se vê porque não eram roliços!; eles possuíam ressaltos e encaixes que permitiam seu empilhamento e amarração com segurança, impedindo que se espalhassem no interior dos compartimentos de carga dos aviões, e dos paióis de munição a bordo do Minas Gerais. Num e noutro lugar, é imperioso que as cargas não se movam.
Nestas fotos aparece o carregamento de um C-115 para os fins do exercício UNITAS de 1977, quando o Grupo se deslocou para "Porto Alegre" (?!), conforme se lê no envelope que contém estes negativos. Em 1977, o Minas Gerais encontrava-se pelo meio do seu grande período de manutenção e modernização. Os aviões do 1º GpAvEmb só voltariam para bordo do Mingão, em MAR80.
Por serem de uma 'UNITAS' pode-se situar as fotos, no tempo, como sendo do mês de outubro. Numa das fotos aparece o 7018, um dos aviões menos fotografados da Embarcada. Fotógrafo não identificado. De minha parte, não tive o cuidado necessário para anotar o nome do amigo que, gentilmente, fez a correção das cores nas primeiras quatro imagens acima, dos escaneamentos que eu fiz; se ele tornar a me dar atenção, saberá do meu agradecimento e vontade de dar-lhe os créditos necessários...
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