Como no Futsal; menos espaço exige mais habilidade.


...estas fotos dão bem uma ideia do quanto, apesar do tamanho monumental, um convés-de-voo (convoo) pode ser um espaço muito, muito restrito; apertado. Daí acabam derivando, algumas vezes, resultados indesejáveis, ao menor descuido dos homens envolvidos com as fainas de manobra e operação de aviões e helicópteros. A foto acima, que vai me fazer economizar mil palavras, mostra o USS Ticonderoga com uma parte dos seus dois esquadrões anti-submarinos de asas fixas (Grumman S-2, os P-16 aqui no Brasil) alinhados sobre o convoo, durante uma entrada de porto, com sua tripulação em "Postos de Fundear". "Postos de Fundear" é uma tradição naval que indica boa vontade, como quem diz: "Hei! Olhem pra nós e vejam! Não vamos atirar em vocês, porque não sobrou ninguém para disparar os canhões!"


Esta segunda foto (Approach Magazine, October 1961), é mais incisiva para demonstrar os efeitos dos descuidos nas manobras de aviões em espaços confinados, onde existem outros aviões e helicópteros com seus motores, hélices e rotores em movimento. É um S-2 (P-16 no Brasil) da Marinha dos EEUU (USN). Pois estes problemas, claro, faziam parte dos desafios enfrentados pelo Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, nas suas rotinas a bordo do venerável Minas Gerais.


A foto acima ilustra bem o que quero dizer, mostrando TRÊS aviões (no caso do 7033 e seu irmão a bombordo, literalmente) grudados uns nos outros, a ré do convoo. Aparentemente estavam sendo "espotados" (postos em posição) para o lançamento... as demais, abaixo, também, haverão de me poupar outras duas mil palavras...



Os americanos gostam de dizer que o convés-de-voo é o lugar mais perigoso do mundo; eu não sei se alguém, de fato, fez uma medição, mas eles não devem estar muito desviados da verdade, a julgar por esta outra foto que mostra uma pá de hélice, de um AD-1, cravada na ilha do USS Yorktown, justamente no aviso para ter cuidado com "os" hélices (no jargão naval, hélice é substantivo masculino).


As fotos dos aviõe do 1ºGpAvEmb são do, então, Sargento Cinello, fotógrafo da unidade, e foram feitas durante o embarque realizado entre 19JUN e 08JUL83, e foram resgatadas dos descartes do OSV (Oficial de Segurança de Voo) do 4º/7º GAv, lá por 2000/2001...

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