Nove anos depois da Crise dos Mísseis.
...possivelmente em outubro, de 1971, o Primeiro Grupo de Aviação Embarcada esteve em Puerto Belgrano, na cidade de Punta Alta, Argentina; o Minas Gerais capitaneava a Força Tarefa brasileira na operação UNITAS daquele ano.
Nesta imagem aparece o "Garcia" atracado. |
As UNITAS reuniam, anualmente, a Marinha dos EEUU e suas congêneres latino-americanas, numa série de exercícios, dos dois lados da América do Sul e Central, numa demonstração de que nem só da promoção de golpes institucionais nos países seus "aliados", vivia o Tio Sam, naqueles tempos de Guerra Fria. Em tudo se esforçavam os americanos para manter o "hemisfério" livre de uma outra Cuba comunista (sempre tão romantizada onde há pobreza e submissão), e unido contra os soviéticos. Na verdade, este era justamente o arcabouço no qual o 1º GpAvEmb se desenvolveu, e ao qual se manteve aferrado (e quis dizer "aferrado", mesmo); ou seja, procurar, localizar, identificar e, se necessário, destruir submarinos soviéticos no Atlântico.
A unidade manteve-se firme neste propósito, mesmo depois do fim daquela ameaça, numa demonstração do anacronismo básico, que propiciou o próprio arranjo que colocou os meios aéreos de combate da Esquadra Brasileira, sob um controle externo à própria Marinha. Seja como for, a presença americana em Puerto Belgrano em 1971 se comprova pela imagem onde aparece um contratorpedeiro da classe "Garcia", embicado para a câmera - só em 1989 alguns navios deste tipo vieram para a Marinha do Brasil, os únicos a operar na América do Sul. O navio estava sendo manobrado entre o Minas Gerais (ex HMS Vengeance) e o seu irmão operado pela Armada Argentina, o ARA 25 de Mayo (ex HMS Venerable), atracado ao fundo.
Segundo eu consegui anotar (DIR/ESQ?), nesta foto aparecem Miguel, Lizardo, Itarni, Rocha, Ressi e Cardoso. Nomes demais, personagens de menos... |
As imagens coloridas, foram escaneadas a partir de slides que encontrei, dispersos por quatro caixas de diapositivos diferentes. Eu as aproximei em função da sua coerência interna. Comparei-as com as fotos digitalizadas do "Histórico Fotográfico" do GAE que eu tenho comigo, e foi possível confirmar a data e o evento. Quanto à imagem em P&B, foi tirada a boreste da Ilha, o lado contrário ao convés de voo, e foi publicada no FB pelo veterano da unidade, Valber Suisso. Ela mostra cabos e soldados do GAE. Não tenho indicação dos fotógrafos...
Comentários
Postar um comentário