...um dia, pesquisando pela Web, eu descobri esta primeira foto do artigo, feita em 19JUL72, quando alguém fotografou o S-2E Bureau of Aeronautics Number (BuAer, ou, BuNo) 152827 entre os seus irmãos, próximos da plataforma de vante do USS Ticonderoga CVS-14. É bem possível que ele tenha sido o próximo a ser baixado para o hangar do navio. Este avião é facilmente identificado pela contração do BuNo pintado na deriva: "2827", como era a prática da Marinha dos Estados Unidos (USN). Alguns anos depois, enquanto eu vasculhava algumas caixa de slides (lindamente confeccionadas) provenientes dos borralhos do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, eu me deparei com uma porção de imagens, espalhadas entre diversas destas caixas, que pareciam formar grupos entre si. De fato, num destes grupos de imagens era possível identificar os S-2E selecionados pelo governo brasileiro para aquisição e incorporação à carga do 1º GpAvEmb. Eles aparecem alinhados no pátio, acredito, do grande parque de aviação da USN, em Jacksonvile, na Florida. Pois lá apareceu, de novo, o BuNo 152827, junto com os demais aviões escolhidos para serem montados de acordo com o padrão estabelecido pelo Ministério da Aeronáutica. As molduras dos slides tinham a inscrição JUL74. De fato, aqueles aviões são os que foram adquiridos e incorporados ao GAE, e o Buno 152827 acabou se tornando o FAB 7034.
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O BuNo 152827, futuro 7034, aparece semi encoberto pelo futuro 7035, o BuNo152833, estacionados sob o sol da Florida. |
O 7034 teve uma vida operacional cheia com o 1º GpAvEmb, cumprindo missões operacionais da Guerra Anti-Submarino (quem é que vai escrever "antissubmarino"?), ou seja ASW, quer embarcado, quer de bases em terra. Como todos os aviões do GAE, ele também serviu como aparelho de instrução para os novos pilotos e operadores eletrônicos, que compunham as tripulações de combate, bem como instrução para pousos a bordo, quer nos treinamentos simulados em Santa Cruz, quer a bordo do Minas Gerais. Ainda assim, ao ser desativado, ele não havia completado um terço da sua vida útil projetada, podendo, se tivesse sido modernizado, estar voando ainda hoje, prestando bons serviços, e fazendo render para a cidadania, os seus suados dinheiros gastos em sua aquisição e manutenção.
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"Courage Tower, this is Cardinal Three Four", foi o contato com a torre de controle do USS America CVA-66 , em JUN77, quando o GAE usou o convés de voo daquele navio para qualificação e requalificação dos seus pilotos em operações aéreas embarcadas. "Three Four Courage Tower Roger call when overhead in Delta..." A foto é da USN, pois o nosso pessoal não teve autorização para tirar fotografias. |
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Em 17SET82 o Sargento Cinello registrou o 7034 testando um lançador de bombas e foguetes de exercício, SUU-20A. |
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Um incidente inusitado, em 27ABR90: um cabo partido durante uma troca de motor fez com que a ponta de uma das pás da hélice perfurassem o nariz do "34". Não tenho informação sobre o fotografo, e a imagem vem do conjunto de coisas que eu coletei, antes da reciclagem. |
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Outra foto retirada de alguma lixeira, mostra o 7034 deixando, lindamente, o convés de voo do Minas Gerais, ostentando o último padrão de camuflagem dos P-16 da FAB. |
Seja como for, em OUT96, de fato, o "34" acabou sendo o último P-16 da FAB a deixar o Minas Gerais (os S-2 da Armada Argentina continuaram visitantes assíduos). Ele ficara retido a bordo no embarque precedente, em função de uma pane qualquer. Durante a semana seguinte, uma equipe de Especialista da unidade trabalhou nele, lá no Navio, atracado ao cais do Arsenal de Marinha, e resolveu a questão técnica. No final de semana de 07/09OUT96, o navio foi para o mar, e o 7034 teve a sua oportunidade de voltar para Santa Cruz. Por algum motivo, foi o único embarque que eu fiz, no qual não tirei fotos. Mas, eu lembro de ter pensado: "Ah, tiro fotos no próximo!..." Quando voltei a bordo, na verdade, foi para coordenar o desembarque definitivo do material bélico que mantínhamos nos paióis do Minas Gerais. Fim de festa. Depois de desativado, o 7034 foi adquirido pela TAM, para ser exposto no museu desta companhia, em São Carlos, SP. Hoje o seu futuro é incerto, desde que aquele museu foi fechado há poucos anos.
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Voltando à BASC para o expediente da tarde, encontrei a seção traseira da fuselagem do 7034, tomando o rumo de São Carlos. Note o "radome" do radar na sua posição recolhida; acima dele, a haste do Detector de Anomalias Magnéticas, e, acima deste, o alojamento do bote coletivo. Como eu disse, eu sou o autor da foto, feita em 24JAN01. |
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Eu acredito que seja o 7034, em algum momento da sua remontagem, no Museu Asas de um Sonho, da TAM |
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Eu, feliz com a preservação do Três Quatro, mas surpreso com a falta de qualidade da pintura aplicada pela equipe do museu, inclusive, misturando os dois padrões de pintura. Mas aplicar o leme verde-amarelo sobre o padrão final da pintura dos P-16 é comum, vide o 7037, abandonado no MUSAL, e foi o caso, durante algum tempo, do 7032, preservado em Santa Cruz. Fenômeno comum, mas para o qual eu continuo sem resposta. Foto do senhor Tsuyoshi Hayasaki. |
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