De sujeitos queridos e modernização de aviões.

O envelope onde eu encontrei este negativo diz: "Aniversário do Sub Oliveira"; mas não informa a data nem o fotógrafo. De qualquer maneira, é anterior a JUN88, quando eu cheguei à unidade, e o Sub Oliveira já havia passado à Reserva. Esta imagem eu recortei da foto original, para destacar, justamente, o Suboficial Procópio.


...nós tínhamos um grande sujeito (dentre tantos) no Primeiro Grupo de Aviação Embarcada, já era Suboficial quando eu cheguei à unidade, o Suboficial Procópio. Embora intransigente com o serviço (Nas únicas vezes que eu me lembro de ver-lhe o rosto ruborizar e os olhos quase saltarem das órbitas, ele estava discutindo sobre questões técnicas; não admitia as coisas "de qualquer jeito", fosse das chefias, fosse dos colegas da Manutenção), era um doce de pessoa. Era morador de Santa Cruz, também, e quando te encontrava na rua, ou no supermercado, te tratava por "meu filho". 


O 7036 a instantes de deixar Santa Cruz, em direção ao Canadá, em 06FEV89. Da ESQ para a DIR, Capitães Flemming, Haiki e Marcos Antônio. Foto dos arquivos do GAE que eu preservei, mas sem informação do fotógrafo.

Pois bem, um avião que seja empregado como base de testes ("cobaia", vá) para uma modificação das suas configurações originais, com os quais saiu da fábrica, é chamado de "protótipo". Na Embarcada, entre 1989 e 1993, pelo menos, um dos nossos aviões, o 7036, foi utilizado como protótipo para as experiências de um fracassado (e caro) esforço de modernização da frota de P-16 do Grupo. 

Negativo sem data nem autoria, mas que mostra o 7036 já com os motores novos, num voo de experiência ainda no Canadá. Reparem, além da grande sonda na asa de bombordo, que as carenagens do motor e o spinner da hélice permanecem em alumínio natural.

Seja como for, como o atento leitor já notou, os dois assuntos dos quais tratei até agora, não guardam a menor relação entre si, por si sós. Contudo, quando tu tens um "protótipo", num grupo de pessoas tão entrosado, tão intimamente ligado entre si, como era o nosso, e tu tens um colega chamado "Procópio", imagina quantos quinze minutos foram necessários para que algum gaiato inventasse de substituir "protótipo" por "Procópio"? Pronto! Estava feito! O 7036 virou o 'procópio' do P-16H, o P-16 'turbo'... E o Sub Procópio, a respeito da brincadeira? Bem, o Sub Procópio ria aquele sorriso de pai; de pai conformado, como quem está disposto a se divertir com qualquer coisa, inclusive com as traquinagens do piazedo infame.


Esta foto é minha, feita na manhã de 22MAR91, último dia das provas do "procópio" do P-16H, a bordo do Minas Gerais. Apesar das limitações técnicas, impostas pelo serviço não inteiramente completo que a IMP entregou, o 7036 saiu-se muito bem das experiências de pousos e catapultagens. Tivesse o programa sido mantido, possivelmente, os nossos P-16 estariam voando até hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas