Dos primeiros tempos em que a Embarcada se viu... embarcada.
Em 18ABR1961, cinco tripulações do Primeiro Esquadrão, do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada (1º/1º GpAvEmb.), levaram seus P-16, novinhos em folha, até a Naval Air Station (NAS) Pensacola, na Florida, para finalizarem as atividades de treinamento de pouso simulado em porta-aviões (em inglês: Field Carrier Landing Practice - FCLP). Na sequência, por óbvio, realizariam suas qualificações (Carrier Qualification - CARQUAL) a bordo de um porta-aviões, no caso, o USS Antietam CVS-36.
Uma pequena nota sobre o navio, naquele tempo: A Jane´s Fighting Ships, famoso anuário sobre assuntos de Defesa, edição 1957/1958, lista o Antietam como "porta-aviões de apoio" (Support Aircraft Carrier), indistintamente, junto com os seus irmãos operacionais, ou seja, que embarcavam esquadrões de combate. Isto é curioso, pois o mais comum é associarmos "CVS", aos porta-aviões destinados à Guerra Anti-submarino (ASW), e não de "apoio". Também se nota que não estava em uso o designativo "AVT" (auxiliar -"A" - de treinamento -"T" - de aviação - "V"), como mais tarde se viu aplicado aos outros navios destinados ao treinamento de novos aviadores navais, como o USS Lexington e o USS John F. Kennedy.
Bueno, mas seja lá como tenham se desenvolvido o sistema de designação dos porta-aviões americanos, a respeito daquela passagem do 1º/1º GpAvEmb pelos Estados Unidos, nunca encontrei fotos; quer dos FCLPs, quer dos CARQUALS. A exceção é um diapositivo que encontrei do 2º Esquadrão (Os "Anujas" do 2º/1º GpAvEmb, equipados com helicópteros HHS-1/H-34), pousado em grupo sobre o convés de voo do Antietam. Talvez ainda se encontrem registros nos arquivos pessoais dos veteranos, viúvas e mais familiares dos primeiros Cardeais.
Sobre as fotos que abrem e fecham este artigo, elas são da Operação Rio Negro, um evento de propaganda em meio a "guerra" entre a Marinha e a Força Aérea, a respeito de quem operaria os aviões a bordo do Minas Gerais (problema que, como soe acontecer com a Administração Pública no Brasil, deu a "ilógica"). Nesta "operação" o Primeiro Grupo de Aviação Embarcada foi levado a excursionar pelo Norte e Nordeste do Brasil, e aparecer em programas de televisão. Nosso querido Brigadeiro Assis, a quem agradecemos, sempre, toda a assistência, e que foi participante de tudo o que se lê aqui: "[Operação Rio Negro] Operação de marketing em prol da FAB. O OSP da simulação foi o Cel Girceu Machado."
Muito bom!
ResponderExcluir...quando os professores elogiam, eu me curvo em reverência!...
ExcluirO OSP , simulando uma sinalização pois com os P-16 sempre usávamos o espelho de pouso, foi o Cel Girceu Machado que junto com o Brig Accioly fazia
Excluiro curso de OSP na US Navy. A Operação Rio Negro foi uma operação de marketing para conquista de apoio popular para a FAB na "briga" com a Marinha.
..."Unknown" só pode ser o senhor, Brigadeiro Assis! Muito obrigado!...
ExcluirExcelente artigo!
Excluir...Muito obrigado, Gustavo!...
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