Sobre o 7021, configurações e designativos do primeiro P-16 a pousar no Minas Gerais.
...as imagens das operações embarcadas que aparecem aqui foram escaneadas diretamente dos negativos remanescente, que eu encontrei num envelope marcado como sendo de uma demonstração para o Vice-Presidente da República, em JUN82. A cobertura fotográfica foi feita pelo Sargento Cinello, então, o fotógrafo do Primeiro Grupo de Aviação Embarcada.
Nestas fotos do embarque, reparem que o 7021 já havia sido reconfigurado como um avião utilitário, ou seja, teve removidos os seus equipamentos e sistemas de busca, detecção e identificação ligados à Guerra Anti-submarino (ASW). de acordo com o impressionante livro dos Leandro Casella e Rudnei dias da Cunha, "Grumman S-2 no Brasil", a conversão aconteceu no ano anterior, 1981. Estes aviões assim convertidos ficaram com a função de treinamento dos pilotos, inclusive o emprego de bombas e foguetes (diferentemente do utilitários US-2 da Marinha dos Estados Unidos), poupando os P-16E, recebidos a partir de DEZ75. As modificações são reveladas pela pequena janela na lateral da fuselagem, onde foram colocadas cadeiras de passageiros no antigo compartimento do radar. Também os lançadores de sonobóias à ré das nacelles dos motores estão carenadas, e o avião já não carrega a grande antena de contramedidas eletrônicas sobre a cabine dos pilotos. Contudo, evidentemente ninguém pensou em substituir, também, a designação operacional pintada na deriva, ou seja, ao invés de "UP-16", mantiveram o "P-16A" original.
O convés de voo na sua rotina normal de recolhimento do "Pedro" (nas operações noturnas eram chamados "Paulo"), sem desconfiar do acionamento do exercício de "Crash no Convoo". |
"Minas Gerais! Isto é um exercício, crash no convoo, guarnecer postos de combate!!" |
Seja como for, depois de tanto o 7016 quanto o "Dois-Uno" terem sido recolhidos e espotados, bem à vante do convés de voo, o "Pedro" (helicóptero guarda) foi recuperado, e iniciou-se um exercício de "Crash no Convoo" (Convés de Voo). Reparem na equipe de resgate, vestindo as roupas de amianto, carregando o tripulante do helicóptero para a plataforma de resgate. Aquela empilhadeira pintada de vermelho vinha muito a calhar para os P-16, cujas saídas de emergência ficavam bem altas em relação ao convoo. Também se veem as linhas (mangueiras) de água e espuma guarnecidas, para o combate ao 'fogo' e as equipes de resfriamento, aspergindo água com os longos difusores sobre os socorristas e as equipes contra-incêndio...
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